A deficiência de testosterona no homem (hipogonadismo masculino) geralmente começa a ocorrer a partir dos 30 anos de idade e afeta cerca de 20% dos homens.
Dentre os principais sintomas estão a redução da libido, irritabilidade, aumento de gordura abdominal, redução das ereções matinais e perda da massa muscular.
O diagnóstico deve ser feito por seu médico, que irá observar seus sintomas e solicitará a dosagem de testosterona sanguínea para melhor avaliação.
Qual o valor normal de testosterona no homem?
Esse tema é muito controverso e muito discutido na comunidade científica. Geralmente, consideramos normais os valores entre 300 – 1000 ng/dl. Homens com testosterona menores que o limite inferior devem ser avaliados e tratados sempre que tiverem sintomas associados
Tratamento – reposição hormonal
Todo homem que é diagnosticado com deficiência de testosterona e tem sintomas compatíveis deve fazer a reposição deste hormônio. A dose e via de administração deve ser individualizada, mas normalmente as vias mais utilizadas são a injetável (medicamentos mais conhecidos: Deposteron, Durateston, Nebido, Hormus, etc.) ou por implantes hormonais.
É importante para acompanhamento do tratamento a dosagem de PSA, hemograma e avaliação de urologista com toque retal sempre que o paciente tiver alguma alteração na próstata.
Implantes hormonais para reposição de testosterona
Os implantes hormonais de testosterona podem ser uma solução prática, fácil e muito segura de repor testosterona. O implante é feito colocando uma pequena peça bioabsorvível na pele que libera o hormônio de forma gradual ao longo dos dias. A duração do implante é de 4-6 meses e não precisa ser removido.
Para dúvidas e mais informações sobre implantes hormonais ou deficiência de testosterona, entre em contato por email ou agende sua consulta.
Email: contato@drrenatoandrade.com.br
Telefone: (38) 3531-1109
Instagram: @dr.renatoandrade