Tratamento da esteatose hepática, a gordura no fígado

A Esteatose hepática, conhecida popularmente como gordura no fígado, é uma doença causada pelo acúmulo gorduroso nos hepatócitos (células do fígado).

É uma condição muito comum, diagnosticada na maioria das vezes ao acaso, através de exames como a ultrassonografia abdominal total. Para diagnosticarmos a esteatose hepática precisamos excluir outras causas de acúmulo de gordura, como o uso abusivo de álcool, uso de medicações ou doenças.

Como descobrir se tenho gordura no fígado?

Para diagnosticar a doença hepática gordurosa não alcoólica, seu médico poderá pedir alguns exames como:

• Ultrassom de abdome total: geralmente é o primeiro exame a ser solicitado, devido seu baixo custo e alta disponibilidade.
  • Exames laboratoriais: vários exames como TGO, TGP, Gama GT, Ferritina, Glicemia de Jejum, HBA1c, TSH, insulina etc. podem ser úteis para auxiliar o médico no diagn´óstico da gordura no fígado e nas doenças associadas a esta condição.
  • Elastografia hepática: é um exame semelhante ao ultrassom, usado para avaliar o grau de fibrose do fígado.
  • Biópsia hepática: método invasivo, utilizado somente nos casos avançados e de difícil diagnóstico por outros métodos.

Tratamento da esteatose hepática

O principal tratamento para a gordura no fígado é a mudança no estilo de vida. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos.

O tratamento é dividido da seguinte forma:

• Perda de peso: de 7 a 10% em pacientes com sobrepeso ou obesidade.

• Atividade física: O paciente deve fazer pelo menos 150 minutos de atividade física por semana.

• Dieta para tratamento da esteatose

• Medicamentos como a pioglitazona e Vitamina E.

COMO DEVE SER A DIETA PARA PACIENTES COM ESTEATOSE HEPÁTICA?

Vários tipo de dietas estão associadas com melhora nos níveis de gordura no fígado.

Dieta hipocalórica: é feita reduzindo cerca de 30% das calorias ou 500-1000 kcal por dia daquelas que você consome atualmente. Devem ser evitados alimentos processados e ou com alto teor de frutose e açúcar.

Dieta low carb: existem muitas variações dessa dieta, mas basicamente, consideramos como dieta low carb aquela com consumo diário de menos de 130 gramas de carboidrato por dia.

QUAIS ALIMENTOS DEVO EVITAR?

Apesar das maiorias das pessoas acharem que devem evitar o consumo de alimentos gordurosos, nesse caso o maior vilão são os carboidratos (massas e açúcar). Deve-se evitar o consumo de:

• Açúcar e doces;

• Alimentos ricos em farinha branca, como: pão, macarrão, tortas, pizza;

• Alimentos industrializados ricos em frutose (xarope de milho), como: refrigerante, sorvete, sucos prontos pra beber, conserva de frutas, mel, barra de cereais, bolachas, cereais matinais.

QUANDO DEVO USAR MEDICAMENTOS PARA TRATAR A ESTEATOSE?

Nos casos graves e naqueles em que o paciente não conseguiu a redução da gordura no fígado com dieta e mudanças no estilo de vida, devemos iniciar o tratamento medicamentoso.

Existem vários medicamentos que podem ser benéficos para o tratamento desta doença. A seguir iremos citar os mais utilizados e com mais estudos mostrando benefícios na esteatose.

Pioglitazona: é o medicamento mais utilizado, ajudando a reduzir a esteatose na maioria dos pacientes. Os principais efeitos colaterais deste medicamento são o ganho discreto de peso e inchaço. Geralmente esses efeitos ocorrem somente no início do tratamento.

Vitamina E: é um antioxidante, utilizado na dosagem de 800 UI por dia.

Adquira já nosso livro digital do Programa de Emagrecimento Intensivo e emagreça de forma rápida em 4 fases por apenas R$69,90.