Contrave emagrece?

O Contrave é um medicamento feito a partir da associação da Bupropiona com a Naltrexona, tendo sido liberado pela ANVISA em dezembro de 2021 para tratamento da obesidade e sobrepeso. 

 

Como o Contrave funciona?

Para entendermos como a medicação funciona é preciso conhecer um pouco mais sobre os seus dois componentes:

  • Bupropiona: é um medicamento utilizado inicialmente para depressão e tratamento do tabagismo, mas que também atua na redução do apetite. Estudos mostraram que o uso isolado da Bupropiona causou perda de peso de aproximadamente 2,7kg. 

  • Naltrexona: utilizado inicialmente para tratamento do alcoolismo e da dependência de opioides, atua na diminuição do apetite e aumento da saciedade, quando associado à Bupropiona. 

Em associação, a Bupropiona + Naltrexona causa redução do apetite, aumento da saciedade, redução das compulsões alimentares e perda de peso. 

 

Para quais pacientes o Contrave está indicado?

Para adultos com um índice de massa corporal inicial (IMC) de: 30 kg/m2 ou mais (obesos) ou 27 kg/m2 ou mais (excesso de peso) na presença de pelo menos uma comorbidade, como por exemplo, hipertensão, diabetes mellitus tipo 2 ou dislipidemia.

 

Quantos kg irei emagrecer com o Contrave (Bupropiona + Naltrexona) ?

Se sua dúvida é “o Contrave emagrece?”, a resposta é sim. 

Estudos mostraram que os pacientes que utilizaram a medicação por 56 semanas perderam em média 5% do peso inicial. Os do grupo placebo (aqueles que não utilizaram a medicação) perderam em média 1%.

Para facilitar, se o paciente tinha 136 kg inicialmente após o uso da medicação ele perdeu em média 6,8kg

Lembrando que esse valor é uma média vista pelos estudos, na prática, o paciente pode perder mais ou menos do que 5% do peso inicial, dependendo muito da sua adesão ao tratamento, da dieta e da prática de exercícios físicos. 

 

Como utilizar o Contrave?

A apresentação do comprimido da medicação é de 8mg/90mg. A dose deve ser aumentada a cada semana até atingir o máximo de 32mg/360mg. Porém, seu médico é quem irá indicar qual a dose máxima que você deve ingerir, uma vez que pode variar de paciente para paciente. 

O escalonamento da dose deve ser feito da seguinte forma: 

SEMANA 1: 01 comprimido pela manhã.

SEMANA 2: 01 comprimido pela manhã e 01 comprimido à tarde. 

SEMANA 3: 02 comprimidos pela manhã e 01 comprimido à tarde. 

SEMANA 4 EM DIANTE: 02 comprimidos pela manhã e 02 comprimidos à tarde. 

 

Quais são os efeitos colaterais do Bupropiona + Naltrexona (Contrave)?

Os principais efeitos colaterais relacionados à medicação são: enjoos (32%), constipação (19.2%), dor de cabeça (17.6%), vômitos (10%), tonteiras (9.9%), insônia (9.2%), boca seca (8.1%) e diarreia (7.1%). 

 

 

Adquira já nosso livro digital do Programa de Emagrecimento Intensivo e emagreça de forma rápida em 4 fases por apenas R$59,90. 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Agendar consulta