Implantes hormonais
Melhore sua qualidade de vida com o uso dos implantes hormonais.
Implantes hormonais, também conhecidos erroneamente como “chip da beleza” são substâncias absorvíveis utilizadas para as mais diversas condições.
São preparações sólidas, estéreis, de tamanho e formato adequado para implantação parenteral e liberação da(s) substância(s) ativa(s) ao longo de um período estendido de tempo. Cada dose é fornecida em um recipiente estéril de tamanho muito pequeno.
Dentre os tipos de implantes hormonais bioabsorvíveis temos:
- Gestrinona: Indicado no tratamento da endometriose e miomas, usado como anticoncepcional. Ajuda no combate a celulite, reduz sintomas da TPM, melhora a libido e ajuda no ganho de massa magra
- NADH: É um composto orgânico (a forma ativa da vitamina B3) encontrado nas células dos seres vivos e usado como “transportador de elétrons” nas reações metabólicas de oxirredução, tendo um papel preponderante na produção de energia para a célula. Tem efeito benéfico na pressão arterial, o colesterol, a depressão, impulsionando o sistema imunológico e reduzindo efeitos adversos do álcool no fígado , reduzindo os sinais de envelhecimento.
- Testosterona: Age de forma agonista aos receptores androgênicos ou após a conversão da 5-alfa-dihidrotestoterona pela 5-alfa-redutase. Na mulher menopausada tem a vantagem de fornecer testosterona natural em dose fisiológica ajudando na libido e no aumento da massa muscular . No homem ajuda no ganho de massa e pode ser usado para reposição hormonal no hipogonadismo. Tem um efeito levemente anti-depressivo.
- Estradiol: pode ser usado na deficiência estrogênica primaria, hipogonadismo, insuficiência ovariana e menopausa precoce. Tratamento do fogacho, da pele seca, libido baixa e osteoporose.
Como é feito o procedimento?
O procedimento é rápido e simples de ser feito.
Primeiramente é feito um bloqueio anestésico com anestesia local em região de quadrante superior lateral de região glútea. Depois disso inserimos o implante (ou geralmente mais de um implante) através de um trocater (como se fosse um agulha um pouco mais grossa) na região de tecido adiposo. Após a inserção fazemos um pequeno ponto com nylon.
É recomendado 4 dias de repouso de atividades pesadas (sem exercícios físicos) após o procedimento.
Qual o valor para colocar um implante hormonal?
O valor varia de acordo com o número de implantes e necessidade do paciente, mas o custo médio do implante de 6 meses é de 2000-3000 reais e o anual (não absorvível 3000 até 5000 reais. Em nossa clínica dividimos em até 12 vezes no cartão de crédito (com pequeno acréscimo) ou desconto para pagamentos à vista.
Quanto tempo dura o implante hormonal?
Geralmente o implante bioabsorvível dura de 4-6 meses. A grande maioria dura 6 meses. Após esse prazo é preciso fazer novo procedimento caso deseje continuar o tratamento.
O implante não absorvível tem duração de 12 meses.
Tenho que retirar o implante depois de 6 meses?
Quando se trata do implante bioabsorvível a resposta é não, já que o implante é absorvido pelo próprio organismo neste período.
Já o implante com duração de 12 meses, precisa ser retirado após esse período.
Médico
Renato Andrade
CRM-MG: 72786 – RQE 52389 e 52877
Apaixonado por endocrinologia, metabologia e nutrologia. Estudioso da obesidade e entusiasta do tratamento medicamentoso para essa condição.
- Médico
- Especialista em Endocrinologia e Metabologia
- Especialista em Clínica Médica
- Especialista em Medicina de Família
- Pós graduado em implantes hormonais.
- Mais de 10000 pacientes atendidos.